GRUPOS
SOCIAL
Os grupos terapêuticos com o assistente social têm por objetivo impulsionar um processo educativo junto à clientela usuária, desenvolver trabalhos no sentido de conhecer, divulgar e viabilizar a integração dos equipamentos sociais e de saúde do território.
1
ENFERMAGEM
Os grupos realizados pela Enfermagem trabalham questões relacionadas a educação em saúde, em que são abordados temas relacionados a saúde preventiva em linguagem acessível através de palestras, filmes educativos e esclarecimentos de dúvidas sobre o tratamento medicamentoso; higiene pessoal e domiciliar; sexualidade; doenças sexualmente transmissíveis; alimentação; autoestima; entre outros.
PSICOLOGIA
Os grupos terapêuticos com a psicologia têm por objetivo criar um espaço para reflexão, em que o usuário possa buscar o sentido de suas próprias vivências, tentando encontrar uma resposta diferente da droga para sua realidade psíquica, marcada pela fragilidade e angústia..
2
3

Clique para Abrir
Programação Semanal
OCUPACIONAL
O grupo da Terapia Ocupacional (T.O.) têm por objetivo desenvolver atividades criativas e de conscientização do usuário no tratamento. A abordagem da T.O. faz uso de amplos recursos do conhecimento humano, tanto teórico como prático, visando a aplicabilidade da ocupação enquanto recurso terapêutico..
4
5
ANTITABACO
O grupo deve focar a sensibilização dos pacientes do CAPS adIII quanto a redução do uso do tabaco, trabalhando de forma continua a estimulação do abandono do cigarro e o reconhecimento da dependência química..

OFICINAS
1
PEDAGÓGICA
Serão ofertadas oficinas com intuito direta e indiretamente na formação de cidadania e profissional, com objetivos de inserção social e orientação laboral. Cursos de Informática em parcerias com Instituições de Ensino, orientações pedagógicas instrutiva nas diversas áreas, inclusive de português e matemática, bem como de relações humanas e apresentação pessoal.
4
JORNAL
Esta atividade tem como intuito aprimorar os meios de informação e expressão. Um dos primeiros movimentos é garantir o acesso constante as notícias, a fim de que os pacientes criem intimidade com esta linguagem. Promove-se assim a atenção e concentração, socialização do conhecimento, e desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e emocionais.
2
YOGA
Estimula o desenvolvimento do ser humano, bem como, a autoestima, autoconfiança e autoconhecimento, através de atividades que enfatizam a percepção corporal e também, utilizando a técnica como um meio preventivo e revigorante sobre a saúde física, mental e emocional do paciente.
5
MULHERES
É um espaço que possibilita as pacientes mulheres à discussão e reflexão a respeito da sua condição de “ser mulher” e ser dependente química, seus papéis sociais, direitos e deveres, sexualidade, planejamento familiar, projeto de vida, autoestima, família.
3
ARTECULINÁRIA
Esta oficina promove aproximação entre os pacientes, levando à aprendizagem de técnicas de artesanato e culinária que favorecem o desenvolvimento da criatividade, de habilidades específicas e de domínio de técnicas para criação de produtos com potencial de comercialização, configurando-se assim, num importante espaço de geração de trabalho e renda alternativa para os participantes.
6
EDUCAÇÃO FÍSICA
Fomentar e promover estilo de vida saudável através da atividade física nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a construção coletiva da qualidade de vida. Visando o exercício como terapia e como estímulo à adesão ao tratamento, da autoestima, consciência corporal, autonomia na vida em seu processo terapêutico. .